O Portal de Ofertas é uma vitrine virtual integrada ao JACAD para a venda e gestão de cursos de pós, livres, técnicos e de extensão, conectada aos sites das instituições para captar leads e gerenciar o fluxo de vendas.
Entregáveis
Objetivos e Key Results
Timeline
Atuação
Contexto
Os cursos EAD cresceram 700% nos últimos anos, especialmente após a pandemia (MEC/ABED, 2023) (Fonte). A maioria está na graduação (63,5%) e pós-graduação (22,5%), público-alvo da empresa. Esse cenário reforçou a necessidade de reestruturar o Portal de Ofertas para melhor atender os clientes e aumentar a competitividade.
Objetivo
Redefinir o ambiente de vendas de cursos com jornadas intuitivas, páginas personalizáveis e um sistema administrativo eficiente para controlar vendas e métricas, visando aumentar matrículas e impulsionar receitas.
Hipóteses
Personalização da página é limitada e complexa de ser configurada;
Configurações dispersas no JACAD dificultam a experiência do usuário e comprometem a jornada.
Aluno
Necessidades
Processo de matrícula simples e intuitivo;
Objetivos
Escolher o melhor curso e polo;
Dores
Dificuldade em encontrar informações claras e relevantes sobre os cursos.
Instituição
Necessidades
Plataforma para divulgar cursos e gerenciar leads;
Objetivos
Aumentar matrículas e melhorar a competitividade digital;
Dores
Dificuldade em divulgar cursos online e captar leads, falta de controle sobre métricas para monitorar o funil de vendas.
Dores conhecidas
Problemas como polos ausentes, falhas nas opções de pagamento e erros de valores causam prejuízos e perda de matrículas. Esses problemas estão relacionados à heurística de Nielsen "Prevenção de erros", que destaca a importância de projetar sistemas que previnam falhas, comuniquem erros de forma clara e permitam aos usuários corrigir ações indesejadas.
Não há validação de CPF na etapa de pré-cadastro, nem uma opção visível para voltar ao login caso o CPF já esteja cadastrado
Apenas na terceira etapa do cadastro o usuário visualiza que não há turmas disponíveis no polo onde ele deseja estudar
Research
Realizei uma série de reuniões internas com setores da empresa para compreender os relatos dos clientes sobre o Portal de Ofertas, identificando suas principais queixas e pontos de dor.
Após isso, realizei reuniões com clientes estratégicos, utilizando um questionário pré-estabelecido baseado nas hipóteses juntamente com pontos levantados nas reuniões com stakeholders para compreender a experiência dos usuários com o produto.
A análise heurística feita anteriormente me ajudou a ganhar tempo e ser mais assertiva nessas conversas, pois consegui direcionar o foco para dores que ainda não estavam claramente mapeadas nas etapas iniciais.
Principais dores identificadas por meio de reuniões, análise heurística e testes de usabilidade
Insights da pesquisa com usuários
6
Clientes citaram as limitações de personalização do produto
4
Clientes citaram as complexidades de configurar o produto
5
Clientes citaram problemas no fluxo de realização da matrícula
Benchmark
Após analisar os resultados da pesquisa, realizei um benchmarking para compreender melhor o ecossistema de produtos concorrentes que oferecem serviços de divulgação e administração de cursos online, além de universidades e faculdades referência em cursos de Ensino Superior no Brasil. O objetivo foi identificar aspectos que poderiam ser adaptados para solucionar os problemas encontrados na pesquisa.

Insights do benchmark


Visual customizável e painel administrativo para análise de estatísticas e métricas são características comuns em produtos concorrentes


Páginas de vendas de cursos contém informações sobre o curso para auxiliar na decisão de compra (matriz curricular, duração, turnos, etc)


Cadastro simplificado se destaca como fator crucial para aumentar a conversão de novos alunos
Oportunidades e priorização
Após coletar todos os dados, identifiquei oportunidades que poderiam ser implementadas ao produto e apresentei aos stakeholders e, em conjunto, definimos o que seria feito nessa primeira etapa do projeto através do método de priorização MoSCoW.

Wireflow
Para definir os novos fluxos do produto e mapear as interações, iniciei a criação de wireflows.

Design final e insights
Problema
Página com limitações de personalização, sem filtros para pesquisa e informações sobre os cursos ofertados
Solução
Mais filtros para encontrar cursos por localização, grau de graduação, modalidade, campo de busca por nome ou categoria e cards com informações de carga horária, duração e modalidade dos cursos
Problema

Após selecionar o curso, preencher todos os dados do cadastro, apenas no final o usuário é informado que não há turmas disponíveis no polo escolhido, gerando frustração e perda de tempo.
Solução

Ao selecionar um curso na vitrine, um pop-up solicita que o usuário escolha estado, cidade e polo, e com base nessas informações, o sistema verifica e exibe a disponibilidade do curso na localidade informada.
Problema

A plataforma anterior não permitia que o cliente inserisse informações essenciais do curso — como duração, carga horária, período das aulas e matriz curricular — somente tinha espaço para adicionar um pequeno texto, o que impactava negativamente a experiência dos usuários.
Solução
Página com detalhes completos do curso, incluindo imagem e texto personalizáveis, pensados para orientar e facilitar a escolha do usuário.
Área administrativa, inexistente na versão anterior do produto
Dashboard com visualização clara de leads e matrículas. Através do funil de conversão, é possível identificar em que etapa os alunos desistem e agir de forma estratégica para reduzir essas perdas.
Teste de usabilidade
Por meio de testes e workshops colaborativos, o site foi ajustado às necessidades do usuário, oferecendo uma experiência mais personalizada e satisfatória.
